Ficha de Leitura - Ricardo Loureiro

Título:

"O Direito à Escolha em Educação" de João M. Paraskeva e Wayne Au.

Capítulo IV: "As falsas premissas e as falsas promessas do movimento de privatização do Ensino Público"Willis D. Hawley

Palavras-chave:

Educação Pública; Educação Privada; Falsas Premissas; Falsas Promessas;

Ideias Principais:

Este capítulo aparece-me como um alerta a balancear e contrapor as realidades distintas da educação pública e a educação privada. E nele vem, primeiramente, um alerta para a segregação que poderá ser induzida pelo investimento público no sector privado e, por outro, um retrato das premissas falaciosas que fundamentaram os votos favoráveis à escola privada.

Enumeradas seis premissas que fundamentam (e/ou iludem!) a tentativa de implementação do sistema de ensino privado que são:

  • Afirmar que a qualidade do ensino público decaiu;
  • Que o ensino privado se preocupa mais com o sucesso escolar;
  • Mais opções para os pais irá fomentar a competição das escolas pelos estudantes;
  • Mais poderio económico parental para escolher as escolas privadas encorajaria o melhoramento do mercado;
  • Dar aos pais cheques-ensino fará com que todas as crianças tenham a mesma oportunidade para frequentar escolas privadas;
  • A disponibilização de fundos públicos para as propinas das escolas privadas é ilustrada como expansão e sucesso na escolha das escolas.

No seguimento de tal exaltação e aparatosas propostas do ensino privado, se destapa o véu de alguns dos efeitos colaterais que, (in)conscientemente se escondem de todas as suas proclamadas "virtudes": o arrastar de custos incontroláveis e uma possibilidade real de estes sistemas privados privarem e debilitarem a educação pública, com a mais que provável e inevitável redução de fundos.

Conclusão:

Por fim, nesta ampla documentação teórica, se afere os prós e contras de uma ou outra via educacional, onde persiste um furor gritante pela valorização dos fundamentalismos privados.

Com premissas falaciosas, que sublinham os pontos de vista que lhes convém e procuram deturpar alguma da verdadeira essência da realidade, os sistemas privados pretendem levar avante sua teoria. Recuperando a primeira premissa, onde asseveram a decadência da qualidade, a mesma jamais havia sido comprovada. Não há, nem houve nenhuma tendência educativa que comprove tal crença.

Um outro apontamento vai, e muito sensível de diagnosticar, para os custos "escondidos" dos cheques-ensino uma vez que não se equacionaram verdadeiramente os valores em causa. Extraindo uma frase do texto: "Se se pretendesse dar cheques-ensino aos alunos que neste momento frequentam escolas privadas e a um número idêntico de estudantes que frequentam escolas públicas, o custo adicional público da educação nos Estados Unidos seria superior a 25 biliões de dólares".

Creio, no fim de tudo isto, que nos deveríamos preocupar e nortear por um caminho que, muito para além das políticas socioeconómicas que lhes estivessem inerentes, favorecesse o desenvolvimento intelectual e moral das crianças, independentemente da via ensino escolhida. 

Tecnologia Educativa, Mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário
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