Ficha de Leitura - Frederico Xavier

Título:

"O Direito à Escolha em Educação" de João M. Paraskeva e Wayne Au.

Capítulo V: "Os Verdadeiros Sucessos da Educação Pública e a Falsa Promessa dos Cheques- Ensino" de Nat LaCour

Palavras-chave:

Educação Pública; Educação Privada; Cheques-Ensino;

Ideias Principais:

Este capítulo tem por ambição refrescar e, sobretudo, "desparasitar"o entorno da educação. Por outras palavras, neste excerto do livro se revela a vontade de reeducar a sensibilidade comum para o flagelo com que a educação pública se tem debatido, sendo alvo de constantes ataques político-económicos, que fragilizam sua imagem e reforçam os pólos opostos dos sistemas privados.

A tentativa de infiltração dos cheques-ensino na educação, move-se pela retórica de se afirmarem como a "revolução" em prol dos direitos civis e igualdade educacional. Toda uma propaganda privada que quer mostrar-se como a salvação dos pobres e minorias, onde a redução do fosso no sucesso escolar entre classes é uma das garantias!

Contudo, o autor assevera que todos estes "slogans" mais não passam que uma dissimulação e abreviatura para a criação de um "mercado de escolas".

Neste caso, a premissa maior para a estimulação do sistema educacional deverá focar-se em melhorar diretamente as nossas escolas públicas, investido em reformas, sem retirar fundos e sem lhes oferecer opções contraditórias que nos tendem a seduzir com falsas promessas. Pois, inegávelmente, evidências mostram que o sistema público realmente funciona e responde a todas as exigências sociais de qualquer criança.

Conclusão:

Comprovadas pelas experiências em "estufa" que se foram fazendo com estes programas dos cheques, e sempre com base de comparação à realidade pública, os resultados obtidos ficaram aquém do sucesso e benefícios proclamados pelos proponentes de tal sistema educativo. Neste seguimento a retórica divulgada por tais cheques-ensino, onde se glorificavam com a fórmula de escapar ao "fracasso" das escolas públicas saiu gorada.

Ao encetar este sub-capítulo, e esclarecidos pelo parágrafo anterior quanto à ineficácia das políticas privadas, gostaria de remexer nas ideologias e princípios que as mobilizaram.

Desta forma, começar pela tentativa aberta de depauperar a educação pública com ataques ilegítimos que desenhavam uma realidade ilusória, com persistência em adensar os aspectos negativos como forma de desmantelar a estabilidade geral. "Atirando cascas de banana" e, a todo o custo, promover um retrato de um sistema escolar público irremediavelmente arruinado.

Logo após este "mito" sugerido, revelam o "mito" das suas linhas orientadoras, onde ousavam transfomar a educação, que é responsabilidade civica e social, em algo individual!

Propostas que na sua abrangência, retiravam fundos às entidades públicas e nos guiavam para uma ordem de "mercado de escolas", subjugados a leis de mercado (de seleção específica, com base em características sociais, religião, etc.) e que encarariam alunos como "clientes", num sistema de mercado com controlo não democrático!

O poder era deles... e as escolas escolheriam quem queriam educar!!

Tecnologia Educativa, Mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário
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